sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

A origem do chocolate




Ontem, a minha prima E. ofereceu-me o livro" o Guia do Chocolate" de Chantal Coady. É um guia dos melhores chocolates do Mundo.

Aqui fica um pouco de história...


Os botânicos acreditam que as primeiras árvores de cacau nasceram selvagens à sombra das florestas tropicais das bacias do Amazonas e do Orinoco aproximadamente há 4000 anos e foram plantadas pela primeira vez pelos Maias quando emigraram para apeninsula do Yucatan no séc. VII.

Esta delicia chegou à Europa no séc XVI à custa de carnificina, derramamento de sangue e da exploração implacável, pelas mãos de um conquistador aventureiro espanhol , Hernan Cortés, que tinha um vasto conhecimento sobre a civilização que acabara de destruir e que se interessou por uma estranha infusão conhecida por xocolatl.

O xocolatl era uma bebida para a elite - era "ouro liquido", pois os grãos de cacau eram usados como moeda de troca. Quatro graõs davam para comprar um coelho, 10 compravam a companhia de uma mulher da noite e 100 um escravo.Dado o valor dos grãos não surpreende que as cascas de grãos de cacau vazias e cheias de terra constituissem moeda de troca entre os impostores pré-colombianos.

Xocolat significava literalmente àgua amarga.Aos grãos de cacau secos, torrados e moidos, os aztecas misturavam malaguetas, cravos de cabecinha e canela e acrescentavam farinha de milho como emulsionante básico para absorver a gordura da manteiga de cacau.

Cortés só consegui a atenção da corte para esta bebida quando adicionou à bebida algum açucar e baunilha.

O sucesso de Cortés na introdução do hábito de beber chocolate derretido deu origem a uma nova era na história do consumo de chocolate.

1 comentário:

Anónimo disse...

miga tb ja criei um blogue :)
espero q esteja td bem ctg :)
beijosss